A Comunidade Awramba e os quatro pilares da igualdade (gênero, o direito das crianças, a ajuda aos desafortunados, e a honestidade)

Entrevista com o líder Ethiope Zumra Nuru:

Título original: Zumra Nuru: His Awramba Community and His Quest for Utopia. Retirado de: http://www.ezega.com/News/NewsDetails.aspx?Page=news&NewsID=1472

Zumra Nuru, o fundador e co-presidente do Awramba Comunidade

Addis Abeba, Etiópia, 04 de maio de 2009 (Ezega.com) – Zumra Nuru nunca teve a chance de ir à escola. Ele não consegue ler ou escrever. No entanto, como uma criança, ele era um garoto muito curioso. Quando ele tinha 2 anos de idade, ele questionou a mãe sobre religião. Um dia, comeu um pedaço de carne oferecido por seus vizinhos cristãos. Mas de acordo com a tradição, este feito ofendeu sua família muçulmana, incluindo sua mãe. Sua mãe pegou a carne dele e jogou fora. Ele estava muito triste e perguntou a sua mãe, “porque eu não posso ter essa carne?”

Sua mãe respondeu: “ela pertence ao povo cristão”. Zumra perguntou “O que é cristão, eles não são seres humanos?” Sua mãe respondeu: “Sim, eles são”. Zumra seguido de “Não somos seres humanos também?” E sua mãe respondeu: “Sim, nós somos seres humanos, também. “” Então, por que não podemos ter a mesma carne? “Zumra perguntou. Sua mãe não podia responder.

Quando ele se virou de 4 anos de idade, ele começou a questionar sobre o comportamento dos seres humanos. Ele observou a injustiça sobre a desigualdade de gênero, maus-tratos da exploração, os idosos no trabalho, punição cruel das crianças, e relações entre as pessoas desonestas.

Quando ele trouxe várias questões que o incomodavam dentro de casa, seus pais e parentes o considerou pessoa mentalmente doente. Quando ele completou 13 anos ele foi expulso de sua casa de família. Na idade de 20 anos, ele decidiu viajar para lugares para pregar sua ideologia. Em 1980 (CE), fundou a associação membro então com 19 anos chamado Awramba Comunidade. Naquela época, esse grupo foi banido pela sociedade e seus seguidores considerados radicais. Em algum momento, eles foram forçados a fugir de suas casas, suas terras confisicated, e seu líder, Numra Nuru, preso por vários meses.

Awramba foi fundada em Fogera Woreda na Zona Sul Gonder do Estado Regional Amhara. Atualmente, a comunidade tem 403 membros em 109 famílias, que vivem mais de 17 hectares de terra. A Comunidade Awramba tem suas próprias regras e regulamentos. Formulado por Zumra, a comunidade tem quatro pilares de regras para a sua sociedade. Trata-se de equidade de gênero, o direito das crianças, o princípio de ajudar os menos afortunados, velhos e doentes, e o princípio da honestidade.

A Comunidade Awramba não segue nenhuma religião, e eles acreditam na honestidade e amor por todos os seres humanos – esta é a sua religião. Crianças e mulheres são respeitados e iguais para adultos do sexo masculino. Eles têm casa-tutores para crianças de 3-5 anos e uma biblioteca (fora da cabana de barro) e poucas salas de aula. Quando Zumra é questionado sobre afiliações étnicas ou religiosas, ele simplesmente diz “nós pertencemos a cada grupo étnico, não um ou outro, afinal, nós somos criaturas de um só Deus (seja qual for o nome dele), e só temos um pai. Como podemos escolher uma, enquanto nós podemos ter tudo? ”

Eden Habtamu de Ezega Notícias reuniu-se com Zumra Nuru, 62, e sua esposa Enani Kibret, 35 anos, e entrevistou-os em um hotel em Adis Abeba. Zumra estava em visita a Adis Abeba depois de ter sido convidado por estudantes Universidade de Adis Abeba para compartilhar sua experiência.

Ezega.com: Estou muito satisfeito em tê-lo para a minha entrevista, você poderia por favor apresente-se, onde você nasceu e onde você crescer?

Zumra: Eu sou Zumra Nuru, o fundador e co-presidente da Comunidade Awramba. Eu nasci em Tsimada Wogeda. Eu cresci em Esti Woreda em Gonder.

Ezega.com: O que te levou a chegar a tais ideias surpreendentes e formar essa comunidade exemplar?

Zumra: eu vim com essa ideia de coisas que eu já vi na minha família. Meus pais eram agricultores. Ambos passaram o dia todo na fazenda, mas quando voltou para casa que era hora de meu pai para descansar, mas nunca para minha mãe. Depois que ela tem sido através do mesmo dia cansativo com o meu pai, ela tinha que fazer tudo em casa. Ela era esperada para cozinhar, limpar a casa, e nós, os filhos, lavar o pé do meu pai, servir a refeição tradicional. No topo de que, quando minha mãe não podia cuidar da casa na hora, meu pai abusado, insultado e, por vezes, prejudicado o seu. Eu só queria saber por que isso tinha que acontecer com a minha mãe como se ela tivesse força extra ou algo assim. Mas eu percebi mais tarde que isso não foi um evento isolado que só aconteceu em nossa casa, e isso estava acontecendo em todas as famílias. Na época, eu acreditei (como eu faço agora) que o homem como pai e as mulheres como uma mãe deve ser envolvida em funções de acordo com suas capacidades e ambos devem ser respeitados e tratados igualmente.

A segunda coisa que notei foi que o direito das crianças não é respeitado em nossa sociedade como deveria ser. Muitas vezes, as crianças estão envolvidas em tarefas que não levam em conta as suas capacidades para fazer as coisas.

A terceira questão que eu tenho é, muitas vezes, os menos afortunados e os velhos não tem ninguém para cuidar deles. Podem até não ter nada para comer e um lugar para morar. Mas os mais jovens e mais forte está tendo o bom tempo e não tem tempo para cuidar dos menos afortunados da nossa sociedade.

Quarto, eu vi as pessoas sofrendo, matar e roubar um do outro. Eu sabia que nós, como as pessoas estávamos fazendo algo para os outros que odiaríamos se acontecesse conosco. Eu ficava perguntando por quê? Como é que diferem dos animais, se não pensar e agir humanamente? Quando eu perguntei aos meus pais a essas perguntas, meus pais achavam que eu era doente mental. Mas eu não conseguia obter respostas para minhas perguntas, nem prova de que eu estava realmente doente mental.

Ezega.com: Como você teve a coragem de ensinar a seus princípios e ter sucesso contra todas as probabilidades?

Zumra: Eu não posso responder essas coisas. Não é completamente coisa um humano. Eu não aprendi essas questões de ninguém. Comecei a fazer perguntas desde que eu tinha quatro anos. É um dom de Deus – na verdade uma responsabilidade. Já passei por um momento muito difícil, então você pode dizer que é mais um fardo.

Ezega.com: As pessoas estão ouvindo você agora e você tem a sua comunidade. Você está feliz que você é passado o tempo em que ninguém estava escutando, e você foi considerado doente mental?

Zumra: eu vou dizer é um pouco melhor agora do que era antes. Pelo menos as pessoas estão ouvindo. Mas o que importa para mim é quando as pessoas não só ouvir, mas também colocar os nossos ensinamentos em prática. Então eu vou ser muito feliz.

Ezega.com: Você acredita que ele é prático e realista que você pode persuadir a sociedade a seguir tais regras?

Zumra: Isso é exatamente o que me deixa doente. Eu não sabia como dizer o que estou pensando e sentindo. É um fardo para mim. Às vezes eu desejo que eu poderia fugir de minha consciência, mas eu simplesmente não posso. As pessoas que eu amo muito nem mesmo me entender. Eu costumo fugir por um mês ou vinte dias, apenas para encontrar alguma ruptura, mas estarei de volta para casa e começar a ensinar embora eles me consideravam uma pessoa louca.

Sou grato pela aceitação que recebemos de todos nos últimos 5-6 anos. Tenho tido problemas com freqüência e minha comunidade também tem sido muitas vezes em apuros. Temos vindo a migrar de um lugar para outro só porque as pessoas não entenderam o que estávamos tentando fazer. Sou grato, pelo menos, que somos reconhecidos como uma comunidade inofensivo agora.

Ezega.com: Qual foi o seu principal objetivo quando formou a “Awramaba” comunidade?

Zumra: Geralmente, além de meus permeáveis quatro pontos, eu queria alcançar as pessoas alfabetizadas em toda parte assim que os meus pensamentos alcançar a maior população. Eu queria paz e amor entre todos os seres humanos. Acredito que pouco a pouco as pessoas estão ouvindo o que estamos dizendo. Temos muitos visitantes da Etiópia e de todo o mundo. Eu só queria tirar o que estava me incomodando há muito tempo. Acho que fiz um pouco para chegar ao coração humano, mas ainda há muito para você, a próxima geração.

Ezega.com: Deixe-me vir até você, Enani. Zumra parece um pouco cansado com o discurso que tem vindo a dar em lugares diferentes. Eu entendo que “Awramba” tem treze comissões que ajudam a comunidade a sua função corretamente. Será que você menciona alguns deles e suas funções e responsabilidades?

Enani: Ok, temos comitê de desenvolvimento que consulta a comunidade para ser mais produtivo e eficaz. Comitê de recepção é responsável por acolher e confortar os nossos hóspedes e visitantes. Comissão de queixa tem o dever de ouvir as queixas e encontrar soluções, mesmo que seja raro ver reclamações em nossa comunidade. Detectores de problemas, Higiene, Segurança, legisladores, apoiantes de Presbíteros, nutre Maternidade, e facilitadores do trabalho de campo são algumas das comissões.

Ezega.com: Como muitos dos membros da comunidade Awramba passou a ter ensino superior? Eles estão contribuindo com alguma coisa de volta para sua comunidade?

Enani: Como você sabe nosso número é muito pequeno. Cinco estudantes formados em universidades e, atualmente, 11 estão estudando em diferentes campos. Alguns deles estão nos assistindo e os outros estão trabalhando por conta própria.

Ezega.com: Em relação às facilidades na sua comunidade, o que lhe falta a mais e, portanto, precisam da ajuda de fora?

Enani: Precisamos de uma moderna máquina de tecelagem que pode funcionar facilmente e é mais produtivo. O que estamos usando é muito laborous e menos produtivos.

Ezega.com: Ouvi dizer que você tem dezessete hectares de terra para 403 pessoas; é suficiente para a sua comunidade para viver e cultivar em?

Enani: Não, não é suficiente. Abordamos o governo para nos dar mais terra para que possamos ser mais produtivo. Podemos até exportar nossos produtos no exterior e melhorar a nossa vida no processo. Todos em nossa comunidade está ansiosa para trabalhar em qualquer campo. Nós apenas deseja ter mais terra e algumas máquinas modernas.

Ezega.com: Finalmente, o conselho que você deseja dar aos seus concidadãos?

Enani: Eu acredito que o maior tesouro que temos neste mundo é nós, seres humanos. Independentemente de tudo o mais, eu gostaria que entender que somos da mesma origem, devemos amar e respeitar um ao outro. Este é o meu maior desejo e conselhos para o meu companheiro etíopes.

Ezega.com: Agradeço-lhe, de fato. Tenha uma boa noite.

Enani: Não se preocupe! E Boa Noite

Zumra: Obrigado e boa noite

This article was written by Eden Habtamu reporting for Ezega.com from Addis Ababa, Ethiopia. She can be reached by email atNews@Ezega.com. The article can be reprinted in full or in part elsewhere but only by giving full credit to Ezega.com. If reprinted on a website, we ask that you place this active link: Ezega Ethiopian News, pointing to http://www.Ezega.com.

 

Publicado em 23 de junho de 2012, em LEITURA OBRIGATÓRIA e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Um outro mundo enegrecido é desafiadoramente possível. E nesse mundo um dos pilares fundamentais é a equidade no sentido amplo e justo!

Deixe um comentário

